O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), registrou 244 denúncias anônimas pelo serviço emergencial 190 relacionadas a crimes eleitorais neste domingo (15/11), primeiro turno das eleições municipais no Brasil.
As ligações se referem a denúncias em Manaus, a capital e maior colégio eleitoral do Estado. O número de denúncias representa 30% do total de acionamentos ao 190 para ocorrências, que até as 21h deste domingo somaram 797 ligações.
Das denúncias, 25% foram registradas na zona norte, 24% na zona leste e 21% na zona oeste da capital. Desde o dia 9 de novembro, o serviço emergencial 190 recebeu um total de 306 denúncias relacionadas a crimes eleitorais, sendo 45% desse total referente ao consumo de bebida alcoólica em descumprimento a Lei Seca, 27% do crime de boca de urna e 25% de compra de votos.
O secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, disse que a participação da população foi fundamental para garantir a tranquilidade das eleições. “As denúncias feitas pela população nos ajudam a dar uma resposta mais eficiente para a sociedade”, disse.