Começa nesta quarta-feira, 4, o tour pela Amazônia organizado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB) com embaixadores de vários países. O objetivo é recuperar a imagem do Brasil no exterior, arranhada por conta do aumento recente no desmatamento e pelo desmanche da estrutura de fiscalização ambiental promovido pelo governo Bolsonaro.
Será feito um sobrevoo na região sul do Pará sobre municípios como Novo Progresso e Castelo dos Sonhos. As atividades em solo serão em Manaus e São Gabriel da Cachoeira (AM), e haverá ainda uma visita ao 5º Pelotão Especial de Fronteira na comunidade de Maturacá (AM), junto ao Pico da Neblina, na fronteira com a Venezuela.
Nesta quarta-feira (4), os embaixadores visitarão o zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) do Exército e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Manaus.
Na quinta (5), ainda na capital amazonense, a comitiva conhecerá o laboratório modelo de investigação de crime ambiental da Polícia Federal e um Projeto Integrado de Colonização do Incra, além do famoso Encontro das Águas.
Na sexta-feira (6), os representantes estrangeiros visitam o pelotão de fronteira em Maturacá e participam de uma formatura na 2ª Brigada de Infantaria de Selva, em São Gabriel da Cachoeira, onde também conhecerão uma Casa de Apoio à Saúde Indígena.
Um dos objetivos da viagem é melhorar a imagem do País no exterior. Nesse contexto, a imagem brasileira está desgastada pelos altos índices de queimadas e desmatamento na Amazônia.
Mourão coordena o Conselho da Amazônia, cujo um dos objetivos é melhorar a imagem do país no exterior. Nesse contexto, a imagem brasileira está desgastada pelos altos índices de queimadas e desmatamento na Amazônia.
Hamilton Mourão espera “apresentar” a Amazônia aos estrangeiros, em sua maioria europeus. “Os embaixadores não têm o conhecimento pleno de como a vida na Amazônia prossegue, de como o ribeirinho ganha seu pão diário, e agora terão oportunidade de ver isso com os seus próprios olhos”, afirmou o vice-presidente, em seu programa de rádio oficial.
Confirmaram presença representantes da União Europeia, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Suécia e Alemanha, Canadá, África do Sul, Peru e Colômbia. Do Brasil, participarão da viagem cinco ministros: do Meio Ambiente, Ricardo Salles; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; da Agricultura, Tereza Cristina; do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; e de um representante do Ministério da Saúde.