*Da Redação Dia a Dia On-line
A família da Isadora Thury, 2 anos de idade, diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME), comemorou nas redes sociais a vitória na justiça que garante a complementação do dinheiro para a compra do medicamento Zolgensma.
A família conseguiu R$ 9,5 milhões, depositados pela União na conta bancária destinada ao tratamento da menina, por meio de liminar. O valor se soma aos R$ 2,5 milhões conseguidos pela campanha #AmeIsadoraThury que movimentou as redes sociais em Manaus e obteve a adesão de várias empresas que realizaram sorteios e rifas para ajudar na compra do medicamento mais caro do mundo.
A criança já está com boa parte dos movimentos comprometidos e o Zolgesma é o único tratamento que pode salvar sua vida.
Zolgensma
Segundo estudos feitos nos Estados Unidos, a aplicação do Zolgensma mesmo após os dois anos de idade ainda tem eficácia comprovada. Após chegar ao Brasil, o medicamento seguirá para Guarulhos (SP), depois para Curitiba (PR), onde o Hospital Pequeno Príncipe marcará a data da aplicação em Isadora. Tudo já está pago: o remédio para o laboratório norte-americano Novartis, que produz o remédio, o transporte para o Brasil, o hospital, os honorários médicos e as despesas afins.