*Lane Gusmão – Dia a Dia On-line
Os candidatos à prefeitura de Manaus já gastaram, nas últimas cinco semanas, o valor de R$ 236.749,00 com propaganda nas redes sociais. Os dados foram divulgados pelo relatório Benchmarking Digital, da iMarketing Agência Digital.
Os cinco candidatos que mais gastaram foram: Ricardo Nicolau (PSD) gastou o total de R$70.457,00; o capitão Alberto Neto (Republicanos) gastou R$48.961,00; Alfredo Nascimento (PL) R$43.353,00; Amazonino Mendes (Podemos) R$37.171,00 e David Almeida (Avante) gastou R$23.170,00.
Romero Reis (Novo) aparece em 6º lugar com gastos em redes sociais no total de R$6.659,00; em seguido do coronel Menezes (Patriota) com R$4.336,00; Zé Ricardo(PT) R$1.492,00 e Chico Preto (DC) com R$1.150,00.
O 5º relatório da Benchmarking Digital apontou que o candidato Coronel Menezes está em primeiro lugar com 43,17%, em engajamento na frente dos candidatos Ricardo Nicolau e Amazonino Mendes.
Já no aumento de novos seguidores no Instagram, o candidato Capitão Alberto Neto vem liderando o ranking, ganhando na última semana, mais de 1.300 seguidores em seu perfil. Em seguida, David Almeida conseguiu 1.069 novos seguidores, ultrapassando Amazonino que recebeu 724 seguidores. Ricardo aparece com 16,35 % em engajamento na sua page do Facebook.
A pesquisa, segundo a empresa, foi realizada com base nos dados coletados na Fanpage Karma, que possibilita o monitoramento de diferentes indicadores de desempenho dos perfis profissionais das redes sociais, e se deu de 18 a 24 de outubro.
Instagram dos candidatos
Ricardo Nicolau tem 12,2mil seguidores no instagram e posta diariamente as atividades de campanha e vídeos engraçados com a família, criados na plataforma tik tok, novo app de vídeos de dublagens.
Amazonino Mendes tem 26,3mil seguidores, o candidato tem apostado em vídeos da propaganda eleitoral, interação com os seguidores e ‘memes’ para levantar o bordão de campanha ‘O pai ta ON’.
Alfredo Nascimento tem 10,7mil seguidores no Instagram, o candidato tem postado as ações, caminhadas, programas de campanha, esta semana ele e a candidata à vice-prefeita Conceição Sampaio (PSDB) deram início a Live ‘Segundou’.
O capitão Alberto Neto tem 163mil seguidores. Alberto é ativo nas redes sociais e posta ações de campanha, junto com a família e republica postagens de seguidores. O candidato também tem investido em Lives diárias.
David Almeida tem 45,7mil seguidores, no início da campanha o candidato postava mais o dia a dia e atividades físicas, nas últimas semanas o candidato tem apostado em material de campanha e em respostar publicação de internautas.
José Ricardo tem 10,4mil seguidores, e posta diariamente vídeos de atividades de campanha em comunidades, na Kombi e matérias de entrevistas dadas a portais de notícias e jornais.
Romero Reis tem 22,5mil seguidores no Instagram onde ele posta as ações de campanha e também republica as postagens de seguidores e tem apostado em Lives de entrevistas com filiados do partido.
Chico Preto tem 20,6mil seguidores, é um dos que menos tem feito postagens nos stories nos últimos dias. O candidato posta ações de campanha, Lives e interação com os internautas.
O Coronel Menezes, que na última semana fez até chamada por vídeo com o presidente Bolsonaro durante caminhada em Manaus, está com 7.091 seguidores no Instagram, onde publica fotos das ações e republica as marcações dos internautas.