*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia Federal (PF) destruiu dragas e equipamento usados no garimpo ilegal, durante a Operação Hekurawetaris III, em Jutaí (a 750 quilômetros de Manaus), no interior do Amazonas. A ação, conjunta com o ICMBio e a Funai, foi realizada entre sábado (22) e esta segunda-feira (24).
De acordo com a PF, durante a operação foram inutilizadas dez dragas, além de diversos equipamentos usados em atividades clandestinas na calha do Rio Boia. “A medida foi considerada indispensável diante dos graves impactos ambientais provocados pelo garimpo ilegal, incluindo degradação acelerada, contaminação dos cursos d’água e avanço sobre áreas protegidas”, diz o comunicado.
A ação integrada entre a PF, o ICMBio e a Funai busca a proteção do meio ambiente, das terras indígenas e dos recursos naturais. “A PF mantém ações permanentes de fiscalização e enfrentamento ao garimpo ilegal na região, atuando de forma coordenada para assegurar a proteção ambiental e a preservação das áreas sob risco”, disse a Polícia Federal.
