*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Detran-AM passou a oferecer aos proprietários de veículos a possibilidade de transferir multas de trânsito diretamente pelo celular. A funcionalidade está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito dessa terça-feira (18) após a entrada do Amazonas no Sistema Nacional de Indicação do Real Infrator. O recurso elimina etapas presenciais e permite indicar, de forma rápida, quem realmente estava dirigindo no momento da infração.
Desenvolvido pela Senatran, em parceria com o Serpro, o sistema busca agilizar o processo e reduzir burocracias. Segundo o coordenador-geral da Senatran, Ailton Nunes, a digitalização aumenta a segurança e garante que apenas o condutor responsável seja penalizado. Após a indicação no aplicativo, o motorista apontado confirma sua participação, oficializando a transferência da multa.
Além do Amazonas, outros dois estados da região Norte, Acre e Pará, também aderiram recentemente ao sistema, que já funciona em 15 estados e no Distrito Federal. De acordo com o Ministério dos Transportes, a ferramenta aumenta a transparência na aplicação de penalidades e evita deslocamentos dos proprietários até unidades de atendimento.
Para utilizar o recurso, é necessário ter CNH Digital, conta gov.br nos níveis prata ou ouro e realizar o procedimento dentro do prazo informado na notificação da infração, geralmente de até 30 dias. Após a confirmação do motorista indicado, a penalidade deixa de ser atribuída ao proprietário do veículo.
