Manaus, sexta-feira 5 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

“Temos o dever de fazer história”, diz presidente da COP30; veja carta

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), embaixador André Corrêa do Lago, emitiu neste domingo (9), véspera da abertura do evento, a sua décima e última carta. No documento, ele convoca os países que começarão a discutir como limitar o aumento da temperatura global a se comprometerem com a implementação do Acordo de Paris.

“A COP30 pode marcar o momento em que a humanidade recomeça – restaurando nossa aliança com o planeta e entre gerações. Somos privilegiados por ter sido destinado a nós o dever de fazer história como aqueles que escolheram a coragem em vez da omissão, para virar o jogo na luta climática”, escreveu.

Em suas cartas, Corrêa do Lago convidou as partes e não-partes e estabeleceu três prioridades para as negociações. São elas:

  • reforçar o multilateralismo e o regime climático;
  • conectar o regime climático à vida real das pessoas e à economia real;
  • e acelerar a implementação do Acordo de Paris para além da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).

Corrêa do Lago ainda destacou Belém como marco histórico, lembrando que ela será a capital do Brasil durante a COP30, ligou a origem da Convenção de 1992 ao presente e reafirmou a Amazônia como centro da liderança climática.

A COP30 tem como principal objetivo seguir o Acordo de Paris, visando limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C.

*Com informações do Metrópoles 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.