Após a namorada de Léo Lins publicar um vídeo comparando, pejorativamente, o comportamento do comediante com o de pessoas autistas, grupos de mães de crianças portadoras da deficiência foram atacadas no Instagram, ao comentarem críticas na publicação do humorista.
Uma mãe de um menino autista de 2 anos registrou Boletim de Ocorrência, nesta quarta-feira, 23, com prints das mensagens recebidas pelos fãs de Léo Lins. “F***-se sua lixo!!!”, dizia uma delas.
Os xingamentos foram feitos após Léo Lins postar um stories no Instagram incentivando o ódio para com as mulheres, apenas por ter sido criticado por conta da publicação. No vídeo que depois foi excluído, sua namorada dizia: “Como em todas as festas, ele não fala nada, é um pouco autista”.
A delegada titular da Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Maria Valéria Pereira Novaes de Paula Santos, afirmou durante uma entrevista ao Estadão, que as testemunhas e o acusado serão chamados para prestar esclarecimentos.
Além disso, advogada Diana Serpe, integrante da Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas (Reunida) e especialista em questões de autismo, comentou que a conduta de Léo Lins também infringe a Lei nº 12.764/12. Essa lei estabelece a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.