*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), renovou por mais 183 dias,o equivalente a seis meses, três contratos que somam R$ 29,2 milhões, para a continuidade dos serviços de transporte de caminhões com motorista. As empresas contratadas são Terra Sólida Ltda. (R$ 14,6 milhões), Conca-X Aluguel de Máquinas e Equipamentos Agrícolas Ltda. (R$ 8,6 milhões) e Quéops Engenharia e Construção Ltda. (R$ 6 milhões), conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM), dessa terça-feira (14).
O termo foi assinado em 2 de setembro de 2025, pelo subsecretário de Gestão e Planejamento da Seminf, Heliatan Botelho Corrêa, conforme o extrato publicado.
A Terra Sólida Ltda., localizada na rua Evaristo, nº 528, Bairro Colônia Santo Antônio, e inscrita no CNPJ nº 04.079.694/0001-55, foi a empresa com o maior valor renovado de: R$ 14.604.865,45. O contrato, referente ao Lote 04, prevê a utilização de caminhões basculantes, pipas, pranchas e espargidores de asfalto. A empresa é representada pelo sócio Júlio César Coelho da Silva.


A Conca-X Aluguel de Máquinas e Equipamentos Agrícolas Ltda., sediada na rua do Baiano, nº 301, Bairro Tarumã-Açu, com CNPJ nº 14.808.665/0001-30, e representada por Vicente Lopes de Souza, teve o contrato nº 039/2024 renovado por R$ 8.560.133,30. O termo é referente ao Lote 27, que inclui veículos como caminhões basculantes e comboios, empregados no transporte de materiais e apoio logístico das equipes da secretaria.

Já a Quéops Engenharia e Construção Ltda., situada na rua Wilkens de Mattos, nº 470, Bairro Nossa Senhora Aparecida, com CNPJ nº 17.471.993/0001-82 e representada por Priscila de Oliveira Neves, teve o Contrato nº 041/2024 prorrogado no valor de R$ 6.011.710,60. O Lote 12 contempla caminhões cavalo mecânico, basculantes, pranchas e hidrojatos.

Os três contratos originais foram firmados em 2024 e agora recebem sua segunda prorrogação, sem acréscimo de novos serviços. Somados, os valores chegam a quase R$ 30 milhões apenas para o transporte de veículos de apoio às obras municipais, um gasto que chama atenção pelo montante e pela repetição das empresas contratadas.
