*Da Redação Dia a Dia Notícia
O deputado estadual Roberto Cidade (UB), o mais jovem a presidir a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), recebeu com entusiasmo os 24 integrantes do Programa Parlamento Jovem (PPJ), que tomaram posse como deputados jovens, durante Sessão Especial realizada no plenário Ruy Araújo nesta quinta-feira (18).
Realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), o Parlamento Jovem chega à 17ª edição, consolidado como espaço de formação cidadã e de estímulo à participação política da juventude amazonense.
“Primeiramente, agradeço a Deus pela oportunidade de estar aqui, enquanto presidente desta Casa, recepcionando esses 24 jovens, meninos e meninas, que aceitaram o desafio de vivenciar o dia a dia do Legislativo Estadual. O Parlamento Jovem é um projeto lindo, que incentiva os jovens a lutarem pelo fortalecimento da democracia e ajuda a despertar o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e participativa. Tenho muito orgulho de estar ao lado de vocês e de saber que vocês, a partir dessa experiência, vão ser multiplicadores do papel do legislador”, declarou o deputado-presidente.
Representando o deputado Roberto Cidade, a estudante do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, a deputada jovem Kezia Nascimento, 18 anos, destacou a experiência de ter assumido a presidência interina na abertura dos trabalhos legislativos e de toda a vivência proporcionada pela Escola do Legislativo.
“Para mim está sendo uma experiência excepcional. Faço parte de uma igreja, já tive a oportunidade de dirigir cultos, mas aqui é algo totalmente diferente. É uma experiência única e eu me sinto realmente feliz em estar aqui. Como parlamentar jovem somos incentivados, despertam em nós coisas que no cotidiano não seriam despertados, mas aqui é acendido. Posso afirmar que a gente leva uma bagagem de conhecimento muito grande e isso não vai ficar só com a gente, isso naturalmente vai ser espalhado com as demais pessoas em nossa volta. Tem sido uma experiência transformadora”, afirmou.
Destinado a alunos do ensino médio de escolas públicas de várias regiões de Manaus, o Parlamento Jovem permite que os participantes vivenciem, ao longo de uma semana, a rotina do Poder Legislativo, com palestras, treinamentos sobre legislação, redação oficial e técnica legislativa. O programa também inclui atividades culturais e debates sobre temas relevantes para a sociedade.
Criado em 2008, o Parlamento Jovem já diplomou 720 estudantes como deputados jovens em todo o Amazonas, alcançando alunos tanto da capital quanto de municípios do interior.
