Manaus, domingo 8 de fevereiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Wilson Lima sanciona lei que autoriza uso de armas de choque por mulheres no Amazonas

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O governador Wilson Lima sancionou, nesta segunda-feira (15), a lei que autoriza mulheres maiores de 18 anos, residentes no Amazonas, a comprarem e portarem armas de choque para legítima defesa. A legislação, de autoria do deputado estadual Felipe Souza e aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), é inédita no estado e tem como objetivo ampliar a proteção às mulheres, oferecendo um recurso eficaz e não letal para defesa pessoal.

De acordo com o governador, a lei é resultado de estudos conduzidos pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), com apoio da Comissão da Mulher e especialistas na área, e representa mais um passo na ampliação dos mecanismos de segurança.

“Essa é uma lei importante de autoria do deputado Felipe Souza, que nós sancionamos para que as mulheres possam ter mais um instrumento para garantir a sua defesa. É uma medida inédita aqui no Estado, fruto de muito diálogo, e que se soma às ações que já estamos desenvolvendo para ampliar delegacias, fortalecer a rede de apoio e dar mais infraestrutura de proteção à mulher”, destacou Wilson Lima.

A assinatura contou com a presença da deputada estadual Alessandra Campêlo, da vereadora Thaysa Lippy, do comandante-geral da Polícia Militar, Klinger Paiva, do delegado-geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, além de representantes do programa Ronda Maria da Penha, delegadas da Delegacia da Mulher e demais integrantes da rede de proteção e atenção à mulher.

A legislação foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa em 20 de agosto de 2025 e é de autoria do deputado estadual Felipe Souza. O parlamentar ressaltou que a proposta nasceu da escuta de mulheres, que vivem em constante medo da violência.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.