*Lane Gusmão – Dia a Dia On-Line
Vale tudo para chamar a atenção do eleitor, afinal, a concorrência é grande. Até esta segunda-feira, dia 21, mais de 800 pessoas já registraram as candidaturas para concorrer nas eleições municipais no Amazonas, segundo dados do DivulgaCand, sistema de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desses, 30 apostaram em nomes inusitados.
Muitos pré-candidatos registraram a candidatura com “apelidos” bem diferente dos nomes da certidão de nascimento. Em Manaus, por exemplo, devem disputar as vagas de vereadores: o Zorro (MDB), Jesus e Jotinha (Solidariedade), Gari Cantor (DC), Tinha (DC), Super Cesar (MDB), Snoopy do Educandos (MDB), onça Krislene (Solidariedade) e Marcos da Barra Vermelha (DC).
Teve gente que apostou na popularidade dos famosos, e até na popularidade do presidente da República entre eles, Sheyla Bolsonaro (DC), Shaolin de Manaus (MDB) e Carlinhos Maia (Pros), esse último na disputa por uma vaga na Câmara dos Vereadores de Codajás, lá também devem concorrer o Chibá Água (Pros) e o Pé de Ferro (Pros).
Personagens também não foram esquecidos, o Seu Boneco (Republicanos) deve disputar a vaga de vereador em Beruri, junto com o Lamparina (Republicanos).
Em Nhamundá, os candidatos também foram criativos, até esta segunda já registraram a candidatura: Bagaço (PT), Barata (PT), Banana Mototaxi (PSDB) e o tabaco (MDB).
O caroço (PP) deve concorrer a uma vaga no Poder Legislativo de São Sebastião do Uatumã, em Uarini Zolhão (PODE) também deve disputar.
Personagens usados em campanha já renderam uma boa votação para alguns candidatos, em Manaus, o Renê Zafer venceu a última eleição com o personagem Carlos Portta “o presidente”; em São Paulo, Francisco Everardo da Silva venceu com o personagem que criou “Tiririca”, e foi eleito o deputado federal mais votado em toda história do Brasil.
Os candidatos tem até o dia 26 de setembro para registrar as candidaturas, que ainda serão analisadas pela Justiça Eleitoral.