*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou o Inquérito Civil nº 06.2025.00000599-0 para apurar a necessidade de reparo emergencial em um buraco, que ameaça a estrutura de uma residência na rua Ivaiporã, nº 27, bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus. O caso também apresenta risco para casas vizinhas e envolve possível omissão da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que já havia sido acionada para intervir no local. A portaria foi publicada no Diário Oficial do MP-AM, desta terça-feira (26).
De acordo com o MP, o caso foi registrado na Rua Ivaiporã, nº 27, quadra 22, onde moradores denunciaram a situação. O documento aponta ainda que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) já havia sido acionada anteriormente, mas não realizou os reparos necessários.
O inquérito tem como objetivo verificar se houve omissão da Seminf e garantir medidas emergenciais para evitar danos maiores às famílias da área afetada.
A portaria publicada no Diário, destaca que a abertura da investigação segue fundamentos legais previstos na Constituição Federal, na Lei de Ação Civil Pública e no Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus.
Segundo o órgão ministerial, o acompanhamento das circunstâncias busca assegurar uma solução imediata e satisfatória para a população local, evitando que o problema cause novos prejuízos estruturais e ambientais.
O Portal Dia a Dia Notícia entrou em contato com a Seminf, e em resposta informou que a equipe técnica irá realizar a vistoria na rua Ivaiporã no bairro Novo Aleixo, na zona Norte, para identificar os serviços necessários e incluir na programação para execução.

