Manaus, sexta-feira 5 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Base de David Almeida rejeita requerimento de informações sobre corte de árvores na Av. do Turismo

*Lucas dos Santos – Especial para Dia a Dia Notícia

Vereadores aliados do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), rejeitaram um requerimento do vereador Rodrigo Guedes (PP), que solicitava informações sobre a remoção de árvores e exposição de raízes de outras na Avenida do Turismo, que vem passando por obras de ampliação por meio da remoção do canteiro central. Especialistas consultados pelo DIA A DIA NOTÍCIA já haviam adiantado que a vegetação local corria risco de definhar e morrer, além da possibilidade de ocorrerem acidentes na via.

O pedido foi apresentado na sessão desta segunda-feira (18), onde o parlamentar solicitou esclarecimentos e informações “pormenorizadas acerca da obra realizada na Avenida do Turismo, zona Oeste da cidade de Manaus, que tem causado severos danos ambientais, com a supressão indivíduos arbóreos ao longo de todo o canteiro central”. Rodrigo Guedes argumentou que a Prefeitura de Manaus estava destruindo centenas de árvores e expondo as raízes de outras.

“Eu quero saber se a Prefeitura de Manaus seguiu os procedimentos ambientais necessários para que a gente possa avaliar os impactos ambientais, se teve licença da Semmas, Ipaam. Vale a pena ressaltar que a Prefeitura de Manaus, nessa gestão, tem sido uma contumaz retirada de árvores”, disse.

O vereador Zé Ricardo (PT) relembrou críticas feitas pelo ex-deputado Francisco Praciano (PT), enquanto vereador de Manaus, a uma das gestões municipais que confundia “saco de cimento com árvores”, algo que a gestão de David Almeida também estaria fazendo.

“Parece que é isso, uma repetição. É de novo um prefeito que é isso, cimento é mais importante. Teve um colega vereador que mostrou aqui espaços públicos de Manaus e mostrou o Parque dos Gigantes. Aquilo foi inaugurado sem ter uma árvore. Aliás tem árvores artificiais. Não tem nada plantado, não tem nada a ver com a nossa realidade amazônica, não tem verde”, criticou.

No fim das contas, os vereadores rejeitaram o pedido de informação. Votaram favoráveis apenas os vereadores Rodrigo Guedes, Zé Ricardo, Capitão Carpê (PL), Coronel Rosses (PL), Sargento Salazar (PL), Paulo Tyrone (PMB), Ivo Neto (PMB) e Diego Afonso (União).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.