Manaus, sábado 13 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Operação contra garimpo ilegal em terra Yanomami causa prejuízo de R$ 477 milhões

Foto: Lucas Leffa/ Secom

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Ações de combate ao garimpo ilegal na terra indígena Yanomami resultaram em prejuízo na marca de R$ 477 milhões ao crime organizado desde 2023, de acordo com dados da Casa Civil divulgados nesta segunda-feira (11). Segundo o órgão, foram 6.425 operações de combate, fiscalização e apoio humanitário na região.

O cálculo do prejuízo leva em consideração a apreensão de máquinas e armas e destruição de estruturas clandestinas de garimpeiros. A Casa Civil é responsável por coordenar as ações das forças federais no território.

De acordo com o órgão, em julho, o índice de áreas de garimpo ilegal na terra indígena Yanomami caiu 98%. No total, foram destruídos 627 acampamentos, 207 embarcações, 101 balsas e 29 aeronaves. Além disso, mais de 112 mil litros de diesel e 12 mil litros de gasolina foram inutilizados. Outras 59 pistas de pouso irregulares acabaram destruídas.

No início de 2023, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou estado de emergência na região diante da alta de casos de desnutrição, malária e Covid-19, que afetava o povo Yanomami. O cenário era agravado pela atuação de garimpeiros.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.