Manaus, quinta-feira 22 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Lula decide convidar Trump para a COP30, mas descarta tratar do tarifaço

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nessa terça-feira (5), que não pretende entrar em contato direto com o presidente dos EUA, Donald Trump, para tratar das tarifas sobre produtos brasileiros, mas pretende convidá-lo para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). Segundo Lula, não faz sentido insistir em uma conversa unilateral, mas ele gostaria de ouvir a opinião de Trump sobre mudanças climáticas.

“Eu não vou ligar para o Trump para conversar nada porque ele não quer falar. Mas eu vou ligar para o Trump para convidar para a COP30 para saber o que ele pensa da questão climática”, disse Lula durante a abertura da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS).

Trump enviou uma carta em julho informando a aplicação de uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras a partir de 1º de agosto. Em 30 de julho, formalizou a medida por ordem executiva, excluindo cerca de 700 itens da lista. O governo dos EUA justificou a decisão com base em supostas práticas comerciais desleais ligadas ao uso do Pix. Lula rebateu, destacando que o sistema é gratuito, eficiente e reconhecido internacionalmente, e que o Brasil não deve ser punido por desenvolver uma solução moderna e acessível.

O presidente ironizou o receio do setor financeiro internacional, afirmando que, caso o Pix se espalhe globalmente, cartões de crédito poderiam perder espaço. Segundo ele, essa seria a real motivação por trás das críticas, movidas por interesses de grandes corporações. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que o Brasil responderá oficialmente aos Estados Unidos sobre o tema no dia 18 de agosto.

“Gostaria que o presidente Trump fizesse uma experiência com o Pix nos Estados Unidos. Poderia levar o Pix para ele pagar uma conta, para ver que é uma coisa moderna”, brincou. “E qual a preocupação deles? Se o Pix tomar conta do mundo, os cartões de crédito irão desaparecer. É isso que esta por trás dessa loucura contra o Brasil”, argumentou Lula sobre a influências das grandes empresas no tarifaço.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.