Manaus, quarta-feira 28 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Amazonas terá três críticos de cinema entre os votantes do Globo de Ouro 2026

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Os críticos de cinema amazonenses Caio Pimenta, Camila Henriques e Pâmela Eurídice foram confirmados como votantes do Globo de Ouro 2026. Membros da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), os três representam uma presença histórica do Amazonas no principal circuito internacional de premiações, levando à votação uma perspectiva construída longe dos grandes centros.

Camila Henriques chega ao seu terceiro ano como jurada do Globo de Ouro, enquanto Caio Pimenta e Pâmela Eurídice, do Cine Set, estreiam na votação da premiação

A jornalista Camila Henriques chegará ao terceiro ano consecutivo como votante no Globo de Ouro.  Atualmente escrevendo nos sites Feito por Elas e Peliplat, além do podcast Sábado sem Legenda, ela celebra este aumento no número de votantes do Amazonas.

“Vai ser meu terceiro ano como votante, e agora fica ainda melhor com a presença de mais representantes do Amazonas. É um processo desafiador, com muitos filmes e séries pra assistir e avaliar, e, neste ano, a adição da categoria de podcasts”, afirmou Camila Henriques.

Pâmela Eurídice também é formada na Ufam em jornalismo e atualmente cursa Letras. Recebeu o título de mestre em Sociedade e Cultura no Amazonas por uma pesquisa sobre o cinema realizado por mulheres negras no Estado, desenvolvendo o livro “Olhar feminino: O Norte na direção“. Recentemente apresentou, roteirizou e produziu a websérie Ícones do Cinema Amazonense. A crítica de cinema aponta a importância de ser escolhida pelo Globo de Ouro morando na Amazônia.

“Vejo isso também como uma forma de mostrar que nós estamos aqui, produzindo crítica cinematográfica na Amazônia e contribuindo para a perspectiva do entretenimento norte-americano. Dá pra dimensionar o peso disso? Uma gota d’água em meio a um oceano que faz sim diferença, quer dizer, três gotas d’água dos rios Negro e Solimões”.

Criador do Cine Set, Caio Pimenta destaca, a presença de três profissionais do setor em Manaus em uma das maiores festas de Hollywood apresenta paradigmas importantes para a profissão.

“Fico extremamente orgulhoso de ver duas mulheres tão talentosas como Pâmela e Camila alcançarem junto comigo este momento tão importante para a crítica e o jornalismo cultural amazonense. Ser cinéfilo em Manaus é bastante solitário e, por vezes, penoso em uma cidade que olha quase sempre para a cultura como mero entretenimento. O Cine Set acaba sendo este ponto de encontro para aqueles que queriam ir além a partir dos filmes. Temos um espaço conquistado de forma totalmente independente, sem apoio e, mesmo assim, ainda estamos aqui. E vamos permanecer crescendo independente das adversidades”.

Neste ano, Fernanda Torres superou estrelas de Hollywood e ganhou a categoria de Melhor Atriz em Drama por “Ainda Estou Aqui”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.