Manaus, quarta-feira 14 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Senadores dos EUA acusam Trump de abuso de poder por impor tarifas ao Brasil

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Onze senadores do Partido Democrata enviaram uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusando de usar a força econômica do país para interferir em assuntos internos do Brasil e beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Eles criticam a decisão do republicano de impor tarifas de 50% sobre as importações brasileiras, classificando a medida como um “claro abuso de poder”.

Na carta, os senadores acusam Trump de cometer “claro abuso de poder”. O documento, assinado por 11 parlamentares da oposição, diz que o presidente dos EUA não pode usar todo o peso da economia americana em nome de um amigo. “É um grave abuso de poder, mina a influência dos Estados Unidos no Brasil e pode prejudicar nossos interesses mais amplos na região”, diz carta.

Interferir no sistema legal de uma nação soberana estabelece um precedente perigoso, escreveram. Senadores afirmaram ainda que medida por provocar uma guerra comercial desnecessária e coloca cidadãos e empresas americanas em risco de retaliação.

Custos de vários produtos nos EUA podem aumentar caso tarifaço não seja cancelado. Segundo o documento, os norte-americanos importam mais de US$ 40 bilhões anualmente do Brasil, incluindo quase US$ 2 bilhões em café. “O comércio entre EUA e Brasil sustenta quase 130 mil empregos nos Estados Unidos, que estão em risco devido às ameaças de tarifas elevadas”, citaram os parlamentares na carta.

“O Brasil também prometeu retaliar, e vocês, preventivamente, prometeram retaliar na mesma moeda – o que significa que os exportadores americanos sofrerão e os impostos sobre importações para os americanos aumentarão além do nível ameaçado de 50%”, ainda de acordo com o documento endereçado hoje à Casa Branca.

Guerra comercial pode aproximar ainda mais Brasil da China. Aproximação entre os dois países é citada como uma grande preocupação. “Uma guerra comercial com o Brasil também contribuirá para aproximar o Brasil da República Popular da China (RPC), em um momento em que os EUA precisam combater agressivamente a influência da RPC na América Latina”.

“Pedimos que reconsidere suas ações e priorize os interesses econômicos dos americanos que querem previsibilidade, não outra guerra comercial”, Carta assinada por 11 senadores dos EUA.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.