Manaus, quarta-feira 31 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Ministério dos Direitos Humanos lamenta morte de adolescente espancado em Manaus

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lamentou a morte do adolescente Fernando Vilaça da Silva, de 17 anos, que foi brutalmente espancado até a morte, na rua Três Poderes, no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste de Manaus.

Fernando foi espancado após reagir a ofensas de cunho homofóbico proferidas por um grupo de indivíduos no meio da rua. Após três dias internado em estado grave com traumatismo craniano, hemorragia intracraniana e edema cerebral, o jovem não resistiu e faleceu no dia 5 de julho.

De acordo com o MDHC, tais atos atentam diretamente contra os fundamentos constitucionais da dignidade da pessoa humana, da igualdade e da liberdade, representando também crimes previstos em nossa legislação penal, incluindo o homicídio qualificado por motivo torpe e os crimes de LGBTQIAfobia, reconhecidos como formas de racismo pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 26/2019.

Ainda em nota, o MDHC reforçou “o compromisso com a defesa da vida e dos direitos das pessoas LGBTQIA+ e com o enfrentamento à violência motivada por ódio, preconceito e discriminação. Nos solidarizamos com os familiares de Fernando Vilaça da Silva, colocamo-nos à disposição, para acompanhamento do caso e informamos que os encaminhamentos cabíveis já estão sendo realizados junto à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos”.

“Fernando Vilaça da Silva não será esquecido. Toda forma de violência LGBTfóbica deve ser combatida com rigor e com políticas públicas estruturantes”, finalizou.

Leia mais:

Deputada Erika Hilton pede justiça por adolescente espancado em Manaus

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.