O programa de bolsas de intercâmbio Futuros Líderes nas Américas (ELAP) está com as inscrições abertas até o dia 20 de abril, destinado à estudantes de graduação ou pós-graduação que desejam realizar um projeto de estudo e pesquisa no Canadá.
As bolsas totalizam 7.200 dólares canadenses (equivalentes a cerca de R$ 26.300 na cotação atual) para estudantes de graduação e pós-graduação que permaneçam no Canadá por um mínimo de quatro meses. O valor sobe para 9.700 (aproximadamente R$ 35.400) para estudantes de mestrado ou PhD, caso o período do intercâmbio seja de cinco a seis meses.
O apoio oferecido com as bolsas de intercâmbio inclui passagens aéreas, documentação, seguro saúde, material didático e gastos com moradia no país. É necessário, entretanto, que o estudante embarque entre junho de 2020 e fevereiro de 2021.
Como se inscrever para as bolsas de intercâmbio
Podem concorrer estudantes de graduação, mestrado e doutorado de qualquer universidade brasileira, em qualquer área, que tenham um projeto de pesquisa relacionado às áreas prioritárias do programa de bolsas (como desenvolvimento e governança). Os interessados nas bolsas de intercâmbio devem primeiro verificar junto à sua universidade a existência de acordo de cooperação com instituições canadenses e solicitar uma indicação para a bolsa.
Mediante aprovação da universidade de origem, as inscrições serão feitas pelas universidades canadenses através de preenchimento de ficha no site e envio de documentação. Como parte da candidatura às bolsas, será necessário enviar os seguintes documentos (em inglês ou francês):
- Cópia do passaporte;
- Comprovante de matrícula da universidade brasileira;
- Carta de motivação do candidato;
- Carta de recomendação de um representante da universidade brasileira;
- Carta de aceitação do supervisor do candidato na universidade canadense;
- Acordo de cooperação entre as duas universidades;
- Cópia da declaração de privacidade do programa de bolsas (datada e assinada).
Mais informações sobre os documentos exigidos podem ser vistas neste link. As inscrições vão até 20 de abril.
Promovido através de parcerias entre instituições canadenses e latino-americanas, o programa oferece apoio financeiro para estudantes latino-americanos que estejam matriculados em instituições de ensino superior em seus países de origem. São oferecidas cerca de 400 bolsas de estudo por ano, e o programa já beneficiou mais de 4 mil estudantes desde 2009.