*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um terremoto de magnitude 6,5 sacudiu a Colômbia neste domingo (8), conforme o Serviço Geológico da Colômbia (SGC). O tremor, que teve sua profundidade registrada em 10 quilômetros pelo Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ), foi perceptível em Manaus e em outras localidades da região Norte do Brasil.
O epicentro do abalo sísmico foi localizado no município de Paratebueno, na região de Cundinamarca, próximo à capital colombiana, Bogotá. Apesar da distância, residentes dos andares mais altos de edifícios em Manaus relataram sensação de tontura e observaram lustres balançando sutilmente.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos também registrou o evento por volta das 9h (horário local). Até o momento, não há informações sobre vítimas na Colômbia, e as autoridades locais continuam avaliando a extensão dos danos.
“Estou no 9 andar senti td por 2 vezes”, disse uma outra moradora. Alguns tiveram nauseas com sensação de vômito, outros achavam que estavam com labirintite. “Senti como uma tontura e vi meu lustre mexendo.. senhor!”.
Mas alguns moradores de andares mais baixos não sentiram os efeitos do fenômeto. Esta não é a primeira vez que o estado tem reflexos de terremotos ocorridos em outros países. O Amazonas registrou o maior terremoto no país em 20 de janeiro do ano passado, nos municípios amazonenses de Ipixuna – 1.363 km de Manaus – e Envira – 1.206 km da capital do estado.
O Amazonas entrou para a história do país com o maior tremor de terra de 6,6 graus na Escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unido. Ele foi dectado pelo órgão americano às 18h31 – horário de Brasília, 16h31 no horário do Acre e Amazonas (17h31) na fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru.
Ver essa foto no Instagram
*Com informações do Portal Você
