A edição de 2020 do Festival Folclórico de Parintins foi oficialmente cancelada, após um aumento no número de casos de Covid-19 decorrente de festas e ambientes de lazer aglomerados, conforme anunciou a diretora da Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, nesta sexta-feira, 11. O evento foi marcado para junho de 2021.
A decisão foi anunciada após uma reunião do governador Wilson Lima (PSC) com representantes de diversos setores, tais como “poderes, igrejas, comércios e serviços”.
“A decisão é que a 55ª edição do Festival Folclórico está adiada pra junho do ano que vem. É claro que esse é um indicativo que a gente tem, e só vamos tomar qualquer decisão se tivermos a segurança necessária de realizar o evento, se não colocar a vida das pessoas em risco”, destacou o governador.
“Dados demonstram que estamos tendo aumento no número de casos, depois de semanas onde a curva de casos era descendente. A investigação epidemiológica mostrou que as pessoas que estão indo ao hospitais o fizeram depois de se exporem a lugares de recreação”, disse Rosemary Pinto, em transmissão nas redes sociais do Governo do Estado.
Segundo ela, os casos diagnosticados recentemente são maiores na rede privada de saúde, em pessoas das classes A e B. Em um único bar de Manaus, cerca de 10 pessoas foram diagnosticadas após irem ao local.
“Chegou-se a um consenso a respeito da manutenção das medidas que a gente vem fazendo até agora, principalmente em relação ao uso de máscaras e de evitar os locais em que as pessoas possam se expor diretamente ao vírus”, afirmou.
Parintins
Segundo o boletim divulgado hoje pela Prefeitura de Parintins, nas últimas 24 horas o município registrou 28 novos casos e Covid-19 e 30 recuperados. Não houve novo registro de óbito, mas 42 pacientes seguem internados pela doença e 702 pessoas em monitoramento.
No total, Parintins acumula 4.368 confirmados de Covid, sendo 4.198 tratados, 119 que foram a óbito e 51 em tratamento. Desde o início da pandemia, 14.978 casos foram notificados e 10.606 descartados.