Manaus, segunda-feira 27 de julho de 2026
Pesquisar

booked.net

Teatro Amazonas recebe a abertura do 26º Festival Amazonas de Ópera, nesta terça-feira (15)

Foto: Divulgação/ Esley Cavalcante

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Considerada a maior expressão cultural na América Latina, o 26º Festival Amazonas de Ópera (FAO) inicia, nesta terça-feira (15) e segue até o dia 18 de maio, com apresentações no Teatro Amazonas e no Centro Cultural Palácio da Justiça, oferecendo ao público superproduções com alguns dos artistas mais consagrados do cenário operístico contemporâneo. A abertura é nesta terça-feira (15), às 19h.

Esta edição traz três óperas, três concertos e dois recitais. Além disso, marca o início do projeto internacional “Corredor Criativo da Amazônia”, que unirá instituições culturais do Brasil, Colômbia, Portugal e Áustria. O objetivo é promover o festival no exterior e inserir a cultura amazônica na agenda global de sustentabilidade ambiental.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, destaca a importância do festival para o cenário cultural.

“O Festival Amazonas de Ópera já faz parte da história do nosso estado e da agenda de quem ama esse gênero. A cada ano, cresce o número de admiradores, e a expectativa para esta edição é ainda maior”, afirmou.

A programação inclui uma versão em concerto de La Bohème (Puccini), a montagem de As Bodas de Fígaro (Mozart), além dos recitais Belcanto e Canções Brasileiras. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site shopingressos.com.br.

A ópera que abre o festival, La Vorágine, é baseada no romance histórico colombiano homônimo, ambientado no ciclo da borracha. A história acompanha personagens, que saem da Colômbia rumo a Manaus, então em pleno auge econômico por conta da exploração do látex.

Composta por João Guilherme Ripper, a obra é inédita e marca a entrada oficial da Colômbia no Corredor Criativo da Amazônia. A produção envolve cantores e técnicos dos dois países.

“Essa ópera representa uma nova fase do festival. A Colômbia, que já era parceira, agora se integra ao Corredor Criativo. Também vamos assinar acordos com Portugal e Áustria, fortalecendo a cultura, o turismo e a educação em Manaus e na região amazônica”, explica Flávia Furtado, diretora-executiva do FAO.

Mais de 80% dos profissionais envolvidos na produção são de Manaus. Cerca de 280 pessoas atuam diretamente no evento, entre técnicos, solistas, coro e orquestra. Os preparativos — que incluem montagem de estrutura, figurinos e ensaios — já estão em andamento no Teatro Amazonas e no Palácio da Justiça. A direção artística é do maestro Luiz Fernando Malheiro.

O festival também aposta em ações de inclusão, com um espetáculo adaptado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apresentações voltadas a estudantes da rede pública, como o concerto OCA alla Rossini.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, e o diretor artístico do festival, Luiz Fernando Malheiro, estarão presentes para coletiva de imprensa às 18h, no hall do Teatro Amazonas.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.