Manaus, terça-feira 10 de março de 2026
Pesquisar

booked.net

Dia de São José é celebrado nesta quarta (19); confira a programação do Santuário Arquidiocesano em Manaus (AM)

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O mês de março para a Igreja Católica é especial, considerado mês Josefino, tendo em vista que é dedicado a São José, santo que possui forte devoção em Manaus (AM). O santo é celebrado como esposo de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. No Santuário Arquidiocesano São José Operário, haverá, em sintonia com a Arquidiocese de Manaus, nesta quarta-feira, dia 19, a “Solenidade de São José, Esposo da Bem-aventurada Virgem Maria”, que envolve novenas em diferentes horários, procissão e missa. Toda programação ocorre nas dependências do próprio Santuário, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul da capital amazonense.

Na programação haverá novenas nos seguintes horários:

6h (Dom Zenildo Lima, Bispo Auxiliar de Manaus);

9h (P. Helton Luiz de Souza, Pároco-Reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima);

12h (Dom Joaquim Hudson Ribeiro, Bispo Auxiliar de Manaus);

16h (P. Francisco Lima, Pároco-Reitor do Santuário São José) e

19h (Dom Samuel Lima, Bispo Auxiliar de Manaus).

Além da Procissão em homenagem ao Santo, a partir das 17h.

Toda programação ocorre nas dependências do próprio Santuário, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul da capital amazonense.

Com o tema “José de Nazaré, Homem Justo e Esposo de Maria”, os fiéis serão convidados a compreender sempre mais a exemplaridade da vida de José e aprofundar sua fé como discípulos missionários de Jesus Cristo, conforme explicou o Pároco-Reitor do Santuário, P. Francisco Lima, sdb.

“Quando celebramos a Solenidade de São José, em primeiro lugar, situamos José na sua relação íntima e inseparável com a Encarnação, ou seja, o mistério pelo qual o Filho de Deus se fez carne e habitou entre nós, assumindo em tudo a nossa condição humana, menos o pecado. Desse modo, imediatamente relacionamos São José com Jesus, de quem ele é pai adotivo; com Maria, de quem ele é Esposo e, também, com toda a humanidade. Depois, o situamos na vida e missão da Igreja, porque depois de Maria, é a ele que honramos com maior devoção, por causa da sua fidelidade, testemunho e por ter colocado o seu projeto de vida totalmente a serviço da missão que Deus lhe confiou: ser o esposo de Maria e guardião do Redentor. José também se apresenta como nosso intercessor, porque sendo pai adotivo da Cabeça que é o Cristo, ele é também “pai espiritual” de todos os discípulos missionários do Senhor”, detalha.

Procissão

Para celebrar o santo que recebeu a missão de ser pai adotivo de Jesus, Patrono Universal da Igreja, Padroeiro dos Trabalhadores, Protetor e Guardião das Famílias e Patrono da Boa Morte, o Santuário realiza a tradicional Procissão, a partir das 17h, com saída do próprio Santuário, localizado na Av. Visconde de Porto Alegre, n° 806, bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul.

A caminhada de fé passará por ruas e avenidas adjacentes ao Santuário, percorrendo os bairros da Praça 14 de Janeiro, Centro e Cachoeirinha, com o seguinte percurso: Av. Visconde de Porto Alegre, Av. Sete de Setembro, Av. Castelo Branco, Rua Ramos Ferreira, Rua Duque de Caxias, finalizando com a solene missa e novena de encerramento na área externa do Santuário, presidida por Dom Samuel Ferreira Lima, Bispo Auxiliar de Manaus.

Este ano, pela primeira vez, a imagem de São José irá na berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, gentilmente cedida pelo P. Daniel Curnis e a Diretoria do Círio de Nazaré/Manaus. Além disso, haverá a presença da berlinda com a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Catedral Metropolitana, num gesto bonito do pároco P. Flávio Gomes dos Santos.

Desta forma haverá simbolicamente a procissão de São José com sua Esposa, a Virgem Maria. Os devotos de Nossa Senhora da Conceição e de Nazaré são convidados para este momento mariano e josefino.

História de São José 

Na tradição católica, São José é celebrado como esposo de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Trabalhador humilde, atuava como carpinteiro e artesão, sendo reconhecido como um homem justo e protetor das famílias. Segundo os relatos bíblicos, José casou-se com Maria quando ela já estava grávida de Jesus e, ao receber a visita de um anjo em sonho, aceitou a missão de criar o menino como próprio filho.

Seguindo fielmente as leis judaicas, José quase se afastou de Maria ao descobrir a gravidez, mas foi convencido pelo anjo de que a criança era enviada por Deus. A partir desse momento, tornou-se o guardião da Sagrada Família, conduzindo Maria e Jesus na fuga para o Egito e garantindo a segurança do Messias nos primeiros anos de vida.

Tríduo

Com a finalidade de preparar os devotos para a grande Solenidade do “santo da quaresma”, o Santuário celebrou entre os dias 16 a 18 de março um Tríduo. A programação já foi encerrada.

Devoção

O Santuário manauara é conhecido como “Casa de José”, porque realiza, todo dia 19 de cada mês, há 25 anos, a Novena da Benção de São José, que é caracterizada por momentos de oração, partilha do Evangelho, reflexões e adoração ao Sacramento. As novenas reúnem fiéis de todas as zonas geográficas de Manaus e das cidades da região metropolitana. São José tem uma íntima e histórica relação com a cidade de Manaus e o Estado do Amazonas.

Também este ano, no mês de abril, os fiéis e devotos irão celebrar o 10º Aniversário da instalação do Santuário, por vontade querido e saudoso Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Manaus.

Além disso, a devoção ao Santo é vivenciada no dia a dia nas atividades pastorais e demais celebrações realizadas com a comunidade paroquial.

*As informações são da assessoria de comunicação do Santuário Arquidiocesano São José Operário

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.