*Da Redação Dia a Dia Notícia
A partir de agora, todos os 41 medicamentos e itens do programa Farmácia Popular, serão distribuídos de graça aos brasileiros nas farmácias credenciadas. O anúncia foi realizado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, na quinta-feira (13), em Brasília.
A estimativa da pasta é que a medida beneficie, de forma imediata, mais de 1 milhão de pessoas todos os anos e que, antes, pagavam coparticipação para ter acesso aos insumos e medicamentos.
Com a ampliação da lista de gratuidade, fraldas geriátricas, por exemplo, passam a ser fornecidas de graça para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais e indivíduos com mobilidades reduzida, incluindo pacientes acamados ou cadeirantes.
O programa Farmácia Popular atende um total de 12 indicações, contemplando medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes associada a doenças cardiovasculares e anticoncepção, além de fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes higiênicos para beneficiáras do Programa Dignidade Menstrual.
Retirada de itens
Para obter os medicamentos e de fraldas geriátricas pelo Farmácia Popular, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do programa, apresentando:
- Documento oficial com foto e número do CPF ou documento e identidade em que conste o número do CPF;
- Receita médica dentro do prazo de validade, tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de serviços particulares.
Confira os medicamentos disponíveis

