*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta terça-feira (21), a concessionária Amazonas Energia cortou totalmente a eletricidade da feira no conjunto Shangrilá, no bairro Parque 10, na zona Centro-Sul de Manaus. Os comerciantes ficaram sem energia após a tentativa da Prefeitura de Manaus de demolir os boxes da feira sem ordem judicial.
Os feirantes estavam trabalhando quando servidores da prefeitura chegaram ao local com um trator e quatro caçambas para derrubar e retirar as estruturas. Os fiscais afirmaram que estavam cumprindo uma sentença judicial proferida em janeiro de 2024. A energia dos boxes foi cortada pela Amazonas Energia, segundo informaram os próprios feirantes.
Ao Radar Amazônico, Carlos Almeida explicou que há um processo do Ministério Público que questiona a presença de comércios debaixo de fios de alta tensão que vão até a Avenida das Torres. Mas, para ele, o problema é que a rua inteira está sob a mesma fiação, incluindo casas e outros comércios, mas apenas os comerciantes da feira foram notificados (pela Prefeitura de Manaus)”.
No local foi possível constatar que os fios de alta tensão – que seriam o grande motivo da demolição – cobrem toda a rua Alexandre Magno, que conta com uma série de comércios, consultórios, lanchonetes, lojas de revenda de carro, barbearias, mecânicas, entre outros.
Os feirantes atuam no local há mais de 18 anos e segundo eles, a feira é uma fonte de sustento para dezenas de famílias. “Nós estamos aqui há décadas. Eles não podem simplesmente chegar e derrubar tudo sem justificativa”, disse um dos feirantes.