*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na próxima sexta-feira (10), às 17h, o Teatro Amazonas será palco da posse da nova gestão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) para o biênio 2025-2027. Pela primeira vez, duas mulheres assumem simultaneamente os principais cargos da Corte Eleitoral amazonense. A desembargadora Carla Reis tomará posse como presidente, enquanto a desembargadora Nélia Caminha Jorge assumirá as funções de vice-presidente e corregedora da Corte Eleitoral.
A nova gestão terá como principal desafio a organização das eleições gerais de 2026, quando os eleitores escolherão presidente da República, governador do Estado, deputados estaduais e federais, além dos representantes do Amazonas no Senado Federal.
Eleição
Em 10 de setembro de 2024, a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis foi eleita presidente do TRE-AM por aclamação, recebendo 24 votos a favor e uma abstenção. Reis foi a única inscrita para concorrer à presidência do órgão, sucedendo o desembargador João de Jesus Abdala Simões, que ocupa um mandato-tampão.
Na mesma eleição, a desembargadora Nélia Caminha Jorge, atual presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), foi eleita vice-presidente e corregedora eleitoral com 23 votos