*Da Redação Dia a Dia Notícia
O prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou na segunda-feira (30) que sua irmã, Dulce Almeida, será substituída pelo professor Luiz Gonzaga no comando da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a partir do dia 1º de janeiro de 2025. A irmã de Almeida não ficará fora da gestão municipal e assumirá o cargo de vice-presidente para assuntos administrativos do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE).
Dulce Almeida, que ocupava o cargo desde março de 2022, enfrentou uma gestão marcada por diversas polêmicas, envolvendo valores milionários, como a compra de carne bovina com uma empresa de produtos de informática, contratos com empresas investigadas pela Polícia Federal e diversas manifestações de professores da rede municipal.
O novo secretário, Luiz Gonzaga, é formado em Ciências Contábeis (1986) e Direito (1991) pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especializações em Finanças e Políticas Públicas.
Gonzaga já trabalhou como auditor fiscal da Sefaz-AM e ocupou cargos de liderança nacional no Encat/Confaz. Ele também já foi secretário-executivo da Sefaz-Am durante o mandato interino de David Almeida como governador do Amazonas entre 2017 e 2018.