*Da Redação Dia a Dia Notícia
A primeira edição especial do Feirão do Pescado do Governo do Estado, realizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), encerrou no domingo (1º) totalizando vendas acima de 10 toneladas de peixes e um faturamento de aproximadamente de R$ 189 mil durante três dias de evento.
A produção do pescado foi oriunda da piscicultura da região metropolitana e municípios próximos da capital, e ofertou três espécies de pescado que foram tambaqui, pirarucu e matrinxã.
O evento trouxe como novidade o reaproveitamento dos resíduos dos peixes que estavam sendo tratados no local. A equipe técnica da ADS, apresentou técnicas e orientações aos tratadores de cortes inteligentes para melhor aproveitar o pescado.
“Essas possibilidades que a ADS trouxe para o Feirão do pescado podem ser aplicáveis a todos os peixes de escama, desde o tambaqui até outra espécie de peixe popular de escama. O foco é agregar valor ao produto final e ter uma opção a mais do pescado no mercado ”, disse a engenheira de pesca da ADS, Eveli Cristiane.
A edição especial do Feirão do Pescado seguiu o mesmo padrão do evento já realizado durante a Semana Santa, com estrutura onde o consumidor pudesse encontrar além do pescado, legumes e frutas regionais, café da manhã , almoço e lanche da tarde. Nesta edição foram três dias realizados em dois pontos da Manaus.
Mais de 17 mil pessoas passaram pelo evento. Os consumidores da zona sul e proximidades puderam comparecer na edição realizada no Centro Cultural Povos da Amazônia. Já os consumidores da zona norte e proximidades, tiveram como opção o Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola.
A piscicultora Cândida Gonçalves, do ramal 14 Bons amigos, zonal rural de Manaus, destacou que o evento é uma oportunidade para pequenos produtores desempenharem sua comercialização com venda direta para o consumidor.
“ Essa edição do Feirão do Pescado que a ADS promoveu, foi muito bom para nós pequenos piscicultores porque nos ofereceu uma oportunidade de comercializar nosso pescado direto para o consumidor. Antes não tínhamos esse incentivo”, destacou.
Balanço
Já com a venda de produtos regionais, foram movimentados mais de R$ 143 mil, durante o Feirão do Pescado.
“Foram três dias em que a ADS colocou à disposição dos consumidores manauara a oferta de pescado de qualidade e produtos regionais. E apoiando os pequenos produtores rurais no escoamento de sua produção e garantindo venda direto para consumidor”, destacou a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga.