*Da Redação Dia a Dia Notícias
A presença de secreções nos olhos dos pets é um processo natural de lubrificação e defesa contra infecções e corpos estranhos. Segundo Stella Carvalho, médica-veterinária da Vetnil, é fundamental que os tutores incluam cuidados básicos de higiene na rotina de seus animais, limpando corretamente as secreções e aprendendo a identificar quando elas indicam problemas oculares que afetam a saúde dos pets.
A frequência da limpeza periocular (ao redor dos olhos) dos cães e gatos vai depender da necessidade individual de cada animal, podendo ser realizada de acordo com as orientações do médico-veterinário. Stella explica que esse cuidado deve ser feito da maneira correta e com soluções específicas, por se tratar de uma região sensível.
A limpeza frequente da região periocular dos pets é só um dos cuidados a serem adotados. Outras recomendações são o uso de soluções oftalmológicas lubrificantes, antes e depois de banhos e passeios, além de evitar que os animais, especialmente os cães, andem de carro com a cabeça para o lado de fora. Seguindo esse passo a passo direitinho seu pet terá mais proteção na região dos olhos.
*Com informações do Portal Cães e Gatos