*Da Redação Dia a Dia Notícia
Dos oito deputados federais que representam o Amazonas, apenas um, sendo Saullo Vianna (UB), assinou a proposta de emenda à Constiuição (PEC) pelo fim da escala 6×1, referente a seis dias trabalhados e um de folga. Os demais parlamentares não assinaram. Amom Mandel (Cidadania) se posicionou contra em suas redes sociais e recebeu diversas críticas.
A proposta foi formulada pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). Para ser protocolada, a PEC precisa de no mínimo um terço dos deputados. No caso da Câmara Federal, é necessário haver apoio de ao menos 171 deputados.
Os demais deputados do Amazonas ainda não assinaram ou se posicionaram sobre a PEC, são eles Adail Filho (Republicanos), Átila Lins (PSD), Capitão Alberto Neto (PL), Fausto Jr (UB), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (Republicanos).
“Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6×1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador”, disse Erika Hilton após o assunto se tornar um dos mais comentados nas redes sociais.
Entenda a PEC
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi levada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) para a Câmara dos Deputados. Além de abolir o sistema de jornada de trabalho 6×1, que proporciona apenas um dia de descanso semanal, a PEC deseja reduzir a carga horária total trabalhada no Brasil, possibilitando a adoção de um modelo de quatro dias de trabalho.
A deputada tem utilizado as redes sociais para mobilizar os parlamentares em busca de assinaturas no requerimento para a PEC, que necessita de 171 assinaturas para ser avaliada de forma oficial.
Erika Hilton considera a escala de trabalho 6×1 desumana. De acordo com ela, esse tipo de jornada priva o trabalhador de muitas coisas como de passar tempo com a família, cuidar de si, se divertir e até buscar algum tipo de evolução profissional para uma posição melhor.