*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Na noite de quarta-feira (30), uma técnica de enfermagem de 43 anos evitou ser assaltada e conseguiu deter o suspeito na rua Bielorrússia, no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus. Preferindo manter sua identidade em sigilo por medo de represálias, a mulher imobilizada ou o homem, identificado como Rodrigo Costa de Souza, de 28 anos, até a chegada de policiais militares da 15ª Companhia Interativa Comunitária.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o suspeito se aproxima em uma moto e tenta puxar a bolsa da vítima. No entanto, ele perde o equilíbrio e cai da motocicleta. Nesse instante, a técnica de enfermagem agiu rapidamente. “Quando ele caiu, peguei ele pelo pescoço e apalpei a cintura para ver se ele estava com uma faca. Quando percebi que ele não estava armado, só fazia deitá-lo no chão para não deixá-lo levantar a moto e fugir”, relatou.
Os gritos da mulher chamaram a atenção dos moradores, que ajudaram a conter o suspeito até a chegada dos policiais. Rodrigo Costa de Souza foi preso e levado ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde o auto de prisão em flagrante foi lavrado.
Na tarde de quinta-feira (31/10) Rodrigo Costa de Souza teve sua prisão em flagrante convertida em preventiva na audiência de custódia e foi encaminhado a uma das unidades prisionais de Manaus.
A ação da técnica de enfermagem impressionou a comunidade local, que elogiou a coragem da mulher em um momento de grande tensão.
Embora a técnica de enfermagem tenha conseguido reagir e conter o suspeito, é sempre importante lembrar que, em situações de assalto, a recomendação das autoridades é nunca reagir, especialmente se o assaltante estiver armado. Reagir a um assalto pode colocar a própria vida e a de outros em risco. O ideal é sempre manter a calma, evitar movimentos bruscos, entregar os pertences e buscar ajuda o mais rápido possível após o ocorrido. Segurança em primeiro lugar.
*Com informações do Fato Amazônico