*Da Redação Dia a Dia Notícia
Moradores da comunidade Jandira, na margem esquerda do rio Solimões, em Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus, foram obrigados a retirar suas casas de áreas de risco após deslizamentos de terra. Desde a última sexta-feira (18), o fenômeno destruiu três casas, forçando os moradores a carregar suas casas. As informações são do g1.
Um vídeo compartilhado por moradores nas redes sociais, mostra as pessoas carregando as casas com as próprias mãos. De acordo com a Defesa Civil, cinco famílias conseguiram remover as casas para locais mais segurando, para evitar novos desastres.
Ainda segundo a Defesa Civil, a comunidade tem enfrentado constantes desbarrancamentos, com três ocorrências registradas apenas em outubro. O mais recente aconteceu na quarta-feira (23), afetando cerca de 200 metros de extensão, do barranco até um trecho da estrada da comunidade.
Apesar do novo deslizamento, não houve danos às residências nem interrupção no trafégo local. Além disso, os postes de energia elétrica permaneceram no lugar e não precisaram ser realocados, ao contrário do ocorreu em deslizamentos anteriores, aponta a Defesa Civil.