*Da Redação Dia a Dia Notícia
A cinco dias do pleito que decidirá o destino de Manaus pelos próximos quatro anos, os candidatos da chapa Ordem e Progresso, Capitão Alberto Neto (PL) e Professora Maria do Carmo (Novo), aparecem liderando o levantamento realizado pelo Instituto Action Pesquisas, com 50,5% das intenções de voto.
Nos votos válidos, que desconsideram os nulos, Capitão Alberto Neto aparece com 50,5% das intenções, contra 49,5% de David Almeida (Avante). Já na análise das intenções gerais de voto, a chapa Ordem e Progresso também lidera, com 44,1% contra 43,2% do atual prefeito. Os votos nulos e brancos somam 9,7%, enquanto os indecisos representam 3%.
A pesquisa também mostra a influência do apoio do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) no crescimento da coligação, já que a maioria de seus eleitores no primeiro turno (50,3%) migrou para o Capitão e para a Professora no segundo turno, refletindo a insatisfação com o atual prefeito. Os candidatos a prefeito e vice também contam com a maior parte dos votos do quarto colocado, Roberto Cidade (União), com 54,5% de adesão.
Entre os principais candidatos, o único em que Alberto Neto não recebe a maioria da transferência de votos é Marcelo Ramos, do PT, partido de esquerda que tem se aproximado de David Almeida.
O estudo do Instituto Action Pesquisas entrevistou 1.250 eleitores de Manaus, com 16 anos ou mais, entre os dias 17 e 21 de outubro. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,77%. A pesquisa foi registrada no TRE-AM sob o número AM-02877/2024.