*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) divulgou, nesta quarta-feira (9), a lista das 10 empresas que mais receberam reclamações administrativas entre janeiro e agosto deste ano. A concessionária Amazonas Energia, seguida pela Águas de Manaus lideram o ranking. O Banco Bradesco ocupa o terceiro lugar.
No total, foram registradas 3.818 reclamações durante o período, realizadas por meio do site do Procon-AM, na sede do órgão e nas redes sociais. As concessionárias de água e energia, juntamente com a instituição bancária, somam 2.325 queixas.
A Amazonas Energia lidera o ranking com 939 reclamações, seguida pela Águas de Manaus, que registrou 903, refletindo um aumento de 17% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 795 queixas. O Banco Bradesco ocupa o terceiro lugar com 483 reclamações.
O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, ressalta a importância dessa divulgação e reafirma o compromisso do órgão com a população.
“Esse ranking tem o objetivo de fornecer à sociedade uma visão clara sobre a conduta dos fornecedores de produtos e serviços, seguindo o princípio do artigo 44 da Lei 8.078/1990 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor”, afirmou.
Para que uma reclamação seja considerada válida no Procon-AM, é necessário reunir a documentação adequada. Isso inclui notas fiscais, um documento de identificação com foto, e o comprovante de residência. Além disso, recomenda-se que o consumidor tente resolver o problema diretamente com a empresa antes de formalizar a reclamação no Procon.
Confira o ranking:
- Concessionária Amazonas Energia – 939
- Concessionária Águas de Manaus – 903
- Banco Bradesco – 483
- Banco Itaú – 254
- Operadora de telefonia Claro – 254
- Operadora de telefonia OI – 249
- Operadora de telefonia Vivo – 212
- Carrefour – 188
- Instituição Financeira BMG – 186
- Banco Pan – 150
Como realizar uma reclamação no Procon-AM
A população pode formalizar suas reclamações na sede do órgão, localizada na avenida André Araújo, n.º 1500, Aleixo, das 8h às 14h, pelos telefones 0800 092 1512 ou 33215 4009, e também através do e-mail [email protected].
É importante que o consumidor esteja munido de documentação como comprovante ou declaração de residência, documento de identificação com foto (RG ou CNH), e cópia do comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo ou contrato).