Search
booked.net
Search
Close this search box.

Faltando apenas 35cm, Rio Negro caminha para a maior vazante da história

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O Rio Negro atingiu nesta terça-feira (1°) a marca de 13,05 metros, estando a apenas 35 centímetros de alcançar o recorde histórico de seca registrado nos últimos 121 anos. Este nível de água é alarmante, especialmente considerando que a vazante atual já supera a seca de 2010, quando o rio atingiu 13,63 metros.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o nível estava em 15,46 metros, a situação atual evidencia a gravidade da estiagem que afeta a região. Nos últimos dias, o rio apresentou uma leve redução de 0,14 centímetros, e agora se aproxima da marca de 12,70 metros, que representa a seca histórica do Rio Negro.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, a previsão para 2024 é de que a seca do Rio Negro seja ainda mais severa do que a enfrentada em 2023. A preocupação se intensifica, já que o Rio Negro é o maior em extensão na Bacia Amazônica e um dos maiores do mundo em volume de água. A atual crise hídrica levanta questões sobre os impactos ambientais e sociais que essa situação pode causar, uma vez que as mudanças no nível do rio afetam diretamente a vida de milhares de pessoas.

A estiagem já está afetando mais de meio milhão de habitantes no Amazonas, com cerca de 140.300 famílias enfrentando dificuldades devido à redução do nível das águas. Em resposta à crise, todos os municípios do estado estão em situação de emergência, refletindo a urgência de medidas que possam mitigar os efeitos da seca.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.