*Exclusiva da Redação do Dia a Dia Notícia
Na disputa eleitoral, o humor é um instrumento muito utilizado pelos candidatos para chamar atenção dos eleitores de forma criativa e descontraída. Encantado por esse tema, o influenciador Orlando Augusto, de Guaporema, cidade no interior do Paraná, viralizou nas redes ao comentar as campanhas mais inusitadas de cidades das regiões Norte e Nordeste. Confira algumas selecionadas pela reportagem do Dia a Dia Notícia.
Em um de seus vídeos, Orlando apresenta o candidato Rigo Teles (MDB), do município de Barra do Corda, no Maranhão. A peculiaridade de sua campanha é o evento de descida de boia que acontece no Rio Corda. Apoiadores se reúnem com boias, pranchas, colchões infláveis e outros objetos para descer o curso do rio ao mesmo tempo.
Ainda no Maranhão, no município de Junco do Maranhão, um “arrastão” do candidato Dr. Bruno Nascimento (PSB) viralizou por conta de um instrumento de campanha inusitado. Durante o evento, uma panela de pressão gigante, feita artisticamente com caixa d’água, é arrastada pela multidão em alusão à pressão política sobre seus opositores.
@katiane_cn A pressão do 40! 💥💛campanha politica
Até o influenciador resolveu se inspirar no candidato e produziu também a sua própria panela de pressão.
@orlandetereal juro, eu realizei um sonho: fiz meu próprio arrastão! 😭🥹😍🤩😮💨 #viral #humor #politica #eleições2024 #norte #nordeste #prefeito #paneladepressao
No Ceará, um jingle que viralizou do candidato à Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes (PL), fez com que o atual prefeito, José Sarto (PDT), entrasse na “batalha de jingles” com o seu opositor. “É culpa do Sarto” foi a composição que viralizou, e depois foi transformada em “Tem que votar no Sarto” pela campanha do candidato à reeleição.
No Amapá, quem também vai concorrer à reeleição é o prefeito de Macapá, Dr. Antônio Furlan (MDB), apelidado de “prefeitão”. Ele tem utilizado amplamente as tendências das redes sociais e jingles animados, mas o que chamou bastante atenção foi um de seus vídeos de campanha. Na peça, ele aparece dirigindo um carro “sobrevoando” a capital e passando por obras entregues em sua gestão. “É tão ruim que é bom”, afirmou Orlando em um de seus vídeos.
Em Belém, no Pará, o candidato à prefeitura Igor Normande (MDB) se destacou por realizar uma “barqueata” na sua campanha. Ele reuniu ribeirinhos das ilhas da capital paraense para desfilar com as suas embarcações lotadas de apoiadores.
Também no Pará, a prefeita do município de Marituba, Patrícia Alencar (MDB), viralizou por conta do jingle que menciona outro meio de transporte popular: o mototáxi. No ritmo do tecnobrega, a música é utilizada em vários vídeos nas redes sociais.
@patriciaprefeita Ei, Mototáxi, eu quero tu me leve para a vitória do 1️⃣5️⃣ por todo Pará! 🏍️💙 Levar o nome de Marituba por todo o Pará tem sido uma jornada de muita honra, alegria e gratidão. Ver o nosso trabalho sendo reconhecido e servindo de exemplo para outros municípios é um privilégio que me enche de orgulho. Sou imensamente grata a todos que acreditam e caminham junto comigo nessa trajetória! Vamos além com o 15! 🚀 #Patricia15 #PraMaritubaIrAlém #SóVem
Nomes engraçados do Amazonas
No Amazonas, candidatos a vereadores estamparam páginas de humor nas redes sociais por conta de seus nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em Manaus, um desses candidatos é o Toalha Podre (UB), cujo nome real é Enison Barros de Lima. Ele é estudante de Direito e concorre nas eleições pela primeira vez.
Outro candidato é o Neném Legal (PP), que se chama Wellington Bernardo dos Santos. Concorre pela segunda vez e é empresário do ramo de assistência técnica.
O candidato Ioney Matos dos Santos (PSDB) tem como nome na urna o apelido Stallone. É educador físico e vem do bairro Compensa.
Outros nomes engraçados de candidatos de Manaus e do Amazonas são:
Belo do Piorini (Podemos) — Manaus
Lero Lero (DC) — Manaus
Mala (MDB) — Manaus
Pakito do Distrito (AGIR) — Manaus
Pai Amado (Avante) — Manaus
Braddock (PSOL) — Itacoatiara
Jackie Chan (PSDB) — Manaquiri
Maguila (MDB) — Fonte Boa
Pai Sandu (Republicanos) — Boca do Acre
Vasco (PL) — Nhamundá
Bolsonaro (PP) — Barreirinha
Cabecinha (MDB) — Barcelos
Gambá (PSD) — Autazes
Baixinho (PODE) — Atalaia do Norte
Malária (PP) — Apuí
Tuxina (PMB) — Careiro
Mucuim (PSDB) — Urucurituba
Homem Aranha (PP) — Nova Olinda do Norte
Naruta (PP) — Parintins
Cinderela (UB) — Pauini