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Prefeitura de Manaus lança licitação para concessão de lanchonetes no Parque dos Gigantes da Floresta às vésperas das eleições

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

A Prefeitura de Manaus, sob o comando de David Almeida (Avante), abriu um processo de licitação para a concessão de espaços destinados à exploração comercial de lanchonetes dentro do Parque dos Gigantes da Floresta, com um contrato válido por 5 anos. O detalhe é que, caso David não seja reeleito, os empresários que vencerem a concessão poderão permanecer no local durante o próximo mandato. O Pregão Presencial nº 011/2024-CML/PM segue o modelo “maior oferta”, ou seja, o espaço será concedido a quem oferecer o maior valor, e a condução do processo está a cargo da Comissão Municipal de Licitação (CML). A licitação, que promete atrair interesse de diversas empresas locais, está marcada para acontecer no dia 2 de outubro, apenas quatro dias antes das eleições municipais, agendadas para 6 de outubro.

O projeto prevê a instalação de lanchonetes na entrada do Parque dos Gigantes da Floresta, próximo ao estacionamento, distribuídas em quatro quiosques que devem oferecer comida regional, lanches e sucos. Os quatro quiosques serão compostos por dois contêineres, que deverão ser adquiridos e instalados pelos empresários vencedores da licitação, após aprovação do projeto pelo Planejamento do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (IMPLURB).

Mudança de datas causa confusão entre empresários
O edital da licitação foi disponibilizado no Portal da Transparência no dia 29 de agosto de 2024. A sessão pública para a entrega de propostas e documentação estava inicialmente marcada para o dia 24 de setembro, às 9h, na Sala de Licitações da CML. No entanto, em 20 de setembro, a Prefeitura anunciou a alteração da data, adiando o certame para 2 de outubro, alegando a necessidade de “ajustar o calendário de licitações”, mesmo sem haver alterações no conteúdo do edital.

Essa não é a primeira vez que a gestão de David Almeida vem alterando datas que podem confundir os interessados em licitações. Em abril, o restaurante 291 Rooftop, que pertence ao empresário Bernard Teixeira, proprietário da Pump, que esteve ao lado do prefeito David Almeida (Avante) na polêmica comercialização de ingressos de camarote e front stage no evento cultural #SouManaus Passo a Paço 2023, ocorrido em setembro, e que contou com a participação do DJ internacional David Guetta, foi um dos vencedores na licitação 004/2024 para concessão de espaços comerciais no Mirante Lúcia Almeida, situado no Centro de Manaus. Porém o Radar Amazônico constatou três mudanças repentinas e sem explicações nas datas da licitação.

Em junho, o Radar publicou uma matéria destacando as frequentes mudanças na data de abertura de uma licitação da Prefeitura de Manaus para serviços de manutenção predial e reparação de espaços públicos. Intitulada de “Mudança repentina: Seminf altera data de abertura de licitação milionária quatro vezes e pode confundir empresas licitantes”, a matéria trouxe à tona as dificuldades enfrentadas pelas empresas interessadas em acompanhar as diversas mudanças na data da licitação. Após publicar a matéria de interesse público, a reportagem acompanhou a sessão de abertura do certame e foi surpreendida com um dado: ao todo, 43 empresas obtiveram o edital de concorrência, e 36 delas marcaram presença na sessão, apresentando suas credenciais e envelopes com as propostas de preço.

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