*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Entre janeiro e julho deste ano, a zona Leste de Manaus registrou uma redução de 32% nos casos de roubos de veículos, segundo os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
De acordo com o secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, o sistema de monitoramento por câmeras inteligentes, conhecido como Paredão, tem contribuído para a redução.
“O governador Wilson Lima tem investido em todas as áreas da segurança, mas o mais importante, sem dúvida alguma, é o Paredão. O Paredão nos permite reduzir vários índices criminais. Para ter uma ideia, na zona leste, apenas neste ano, já temos uma redução de 32%, e a tendência é esse número se tornar ainda melhor até a conclusão deste ano”, disse o secretário.
O comandante do Batalhão Leste, tenente-coronel Wener Vieira, explicou que essa redução é fruto da produtividade das Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) subordinadas da Área Leste, além da contribuição da população.
“Nós fazemos a análise criminal, análise estatística, e baseado nelas, posicionamos nosso policiamento nessas áreas. Nós também fazemos a integração com a sociedade, que é parceira, muito parceira do batalhão, além do sistema de inteligência. São vários processos que colaboraram com a diminuição dos roubos de veículos”, ressaltou o comandante.
As unidades do Batalhão Leste realizam o policiamento ostensivo nos bairros: Armando Mendes, Coroado, Distrito Industrial 2, Colônia Antônio Aleixo, Gilberto Mestrinho, Jorge Teixeira, Mauazinho, Puraquequara, São José Operário, Tancredo Neves e Zumbi dos Palmares.
Paredão
A ferramenta trabalha com monitoramento em tempo real de câmeras espalhadas pela capital, em um sistema inteligente de identificação de placas e localização exata de determinado veículo.
A estrutura do Centro Integrado de Análise de Imagens de Segurança (Ciaisp) está montada na Sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em Manaus.
Disque-denúncia 181
A ligação é grátis. Você liga, faz sua denúncia, funcionamento 24h, todos os dias da semana (inclusive feriados), com sigilo e segurança. Ela é avaliada e encaminhada ao setor competente da polícia.
O que denunciar?
Tráfico ou uso de drogas, violência contra pessoas ou animais, indivíduos procurados, homicídio, estelionato, fraude, falsificação, abandono e desmanche de veículos, roubos ou furtos, porte de arma ilegal, sequestro, estupro, prostituição, contrabando, crimes contra a saúde pública, meio ambiente ou patrimônio, violências em geral.
Disque-Polícia 190
O 190 deve ser utilizado em situações de emergência policial, ou seja, crimes em curso ou urgências. A ligação é gratuita.
O que solicitar?
Todos os atendimentos de urgência e emergência de competência da Polícia.