*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Manaus estabeleceu um novo recorde de temperatura nesta quarta-feira, 18 de setembro, com os termômetros alcançando 39ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este é o segundo dia consecutivo em que a capital amazonense bate recordes de calor. O recorde anterior do ano de 2024 foi registrado na terça-feira, 17, com 38,4ºC.
O pico de temperatura desta quarta-feira foi alcançado às 15h, assim como o recorde do dia anterior. Com o novo registro, a temperatura está próxima do recorde histórico de Manaus, que ocorreu em 2 de outubro de 2023, quando a cidade alcançou 39,2°C. A meteorologista Andrea Mendes explica que a atual onda de calor é exacerbada pela circulação de massas de ar quente e pela diminuição das chuvas, que estão abaixo da média.
Além do recorde de temperatura, Manaus também bateu um recorde no consumo de energia elétrica. O consumo atingiu 1.819 megawatts, superando o recorde anterior de 1.731 megawatts registrado em outubro do ano passado. A alta demanda por energia é atribuída ao uso intensificado de sistemas de refrigeração devido às altas temperaturas.