Search
booked.net
Search
Close this search box.

Friagem na Amazônia deve durar até três dias, mas pode salvar animais em risco pelo calor intenso

Após marcarem 40ºC, termômetros atingiram os 24ºC na manhã deste sábado, 22 (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

*Da Revista Cenarium

A cidade de Manaus amanheceu com um clima mais ameno, neste sábado, 22, e fez as temperaturas despencarem de 40ºC, registrados na última quinta-feira, 20, para 24ºC, neste primeiro dia do fim de semana. De acordo com especialistas, o fenômeno registrado na capital amazonense deverá permanecer por uns três dias, além de ser vital para algumas espécies.

“Isso em geral é passageiro, não chega a ser uma queda tão brusca de temperatura. Tem um impacto maior sobre a biodiversidade, fauna e flora da região. Ontem Manaus registrou mais de 35ºC e de repente tem uma queda brusca de temperatura e tudo muda. Em um dia mais frio, os animais da floresta ficam menos ativos. No calor, o comportamento deles muda e é bem pior para a fauna e flora, na região. Mas, é um período passageiro de dois ou três dias, no máximo”, disse o geólogo e ambientalista da WS Brasil, Carlos Durigan.

A friagem é um fenômeno caracterizado por uma acentuada queda da temperatura, mas provocada pela passagem do ar frio de origem polar, e não por um dia chuvoso, por exemplo (Luiz Reis/ Revista Cenarium)

O ambientalista lembrou também que Manaus está passando pelo período de seca em decorrência do ‘verão amazônico’, que vai de junho a novembro. Para se ter uma ideia, esses meses são os mais quentes do ano, com temperaturas em torno dos 38ºC.

Durigan destaca ainda que frentes frias muito intensa e volumosa oriundas da América do Sul, atingem geralmente a parte mais oeste da Amazônia. “É um fenômeno que já aconteceu outras vezes no Amazonas. Manaus, inclusive, já teve registros bem menores de temperatura, aponta o ambientalista. “A menor temperatura que registrei na floresta amazônica foi de 13 graus quando estava em campo fazendo uma pesquisa na floresta. Mas durou apenas dois dias”, relembra.

O ambientalista enfatizou ainda que as aves da região são as que mais sofrem quando o clima está muito quente, pois prejudica muito as espécies, que acabam morrendo por conta do calor excessivo e da seca extrema.

Massa polar faz Estados do Norte atingiram 10º

A forte massa de ar frio de origem polar também é sentida no Acre, em Rondônia e no Amazonas. Alguns locais do Acre e de Rondônia podem registrar menos de 10°C. Rio Branco e Porto Velho devem ter recorde de frio para este ano.

Já o professor de Geografia Bruno Barros explicou que massas de ar forte são frequentes no País todos os anos, mas em 2020 o fenômeno ocorre com mais intensidade. “Como a massa de ar será gelada, é comum que chegue esse vento moderado em muitas localidades. Além disso, uma baixa de ar polar chegou ao Sul do Brasil irá fazer com que haja essa nebulosidade. O que chama a atenção é essa onda ter vindo em agosto. A explicação é o avanço da friagem com a massa de ar polar”, disse.

Para o personal trainer Albecy Martins, a programação para aproveitar a friagem será clássica. “Depois de uma semana intensa de trabalho, o que eu mais quero é descansar debaixo de um edredom, assistindo a um filme ou tomando um vinho já que é raro esse clima em Manaus”, disse.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.