Policiais Militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) apreenderam, na madrugada deste sábado, dia 22, aproximadamente duas toneladas de pescado ilegal no Furo do Paracuúba, orla da cidade de Manaus. Durante a ação, três homens, responsáveis pelo pescado, foram detidos por crime ambiental.
Segundo os militares, durante fiscalização ambiental realizada dentro da Operação “Hórus”, por volta de 1h, os policiais abordaram três embarcações e localizaram o pescado transportado de forma ilegal. Parte do pescado apreendido é da espécie Arapaima gigas (pirarucu), protegido pelo Defeso, que proíbe a pesca e comercialização nesse período.
Os responsáveis pelas embarcações foram indagados sobre a procedência e guia de comercialização do pescado, mas nenhum deles informou ou apresentou qualquer documentação, razão pela qual receberam voz de prisão e foram conduzidos ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos legais. Todo o pescado apreendido será doado a instituições filantrópicas.
O Comando e o Batalhão Ambiental orientam que pescar, transportar e comercializar peixes do ambiente natural que se encontram em período de defeso configura crime ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na Lei.