*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), exonerou o coordenador do escritório de representação de Manaus em Brasília, o advogado Alexis Eustatios Garbelini Kotsifas, que está na função desde 2022. O ato foi oficializado no Diário Oficial de Manaus (DOM) dessa sexta-feira (30) e efetivado a partir do dia 1º de setembro. O advogado é um dos donos do escritório jurídico ‘Borghi Kalil e Kotsifas’, que também defende os interesses do prefeito David Almeida na Justiça Eleitoral. O escritório de Alexis, cuja sede fica em Maringá, contratou um perito para avaliar o vídeo que mostrou, conforme já veiculado na imprensa local, uma denúncia de caixa 2 dentro das dependências da Prefeitura de Manaus.
Na época, foi noticiado que Erlan Moares de Souza, proprietário da Rizoma Produção Audiovisual, foi o perito contratado pela empresa de Alexis para avaliar o vídeo que mostra o suposto pagamento a um portal de notícias na capital. A empresa não possui Cnae para realizar atestados de perícia. A empresa de Erlan foi uma das vencedora do “Concurso-Prêmio Manaus Identidade Cultura” realizado pela Prefeitura no ano passado. De acordo extrato publicado no Diário Oficial do Município de Manaus (DOM), de 26 de dezembro de 2023, o Termo de Execução Cultural tem por objeto a concessão de apoio financeiro ao projeto cultural ‘Adeus, querido Mandi’ (um longa-metragem) com valor de R$ 1.205.000,00.
Após a repercussão do vídeo, em meados de 20 de março, o ex-secretário Israel Conte foi à Câmara Municipal de Manaus e expôs trechos do relatório da perícia. Ele disse que era possível perceber que o vídeo foi manipulado para prejudicar a imagem da prefeitura. Após esse episódio, Israel Conte deixou a secretária de Comunicação, posto que foi assumido por Jack Serafim no dia 6 de abril, no entanto, as vésperas das eleições ele também deixou o cargo.
Conforme o DOM, a exoneração de Kotsifas é descrita como uma decisão a pedido, realizada durante a campanha eleitoral de Almeida. A comunicação da decisão da saída de Alexis foi feita de forma interna.
Segundo o Portal da Transparência, Alexis aparece com salário bruto mensal de R$ 19 mil.
Alexis tem atuado como advogado de David Almeida desde 2o18, quando o político foi candidato ao cargo de governador do Amazonas.
Leia mais:
Motorista é flagrado pegando saco de dinheiro na Prefeitura de Manaus; veja vídeo