*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (30) o bloqueio da rede social X (anteriormente conhecida como Twitter) em todo o Brasil. Além disso, Moraes decidiu que usuários que tentarem acessar o X utilizando uma rede privada virtual (VPN) estarão sujeitos a uma multa diária de R$ 50 mil.
A tecnologia VPN permite que os usuários simulem estar em outro país, o que facilita o acesso a conteúdos que estão restritos geograficamente. É comum o uso de VPN para acessar serviços de streaming ou sites disponíveis apenas em determinados países. Ao utilizar uma VPN, o endereço de IP do usuário, que identifica sua localização, é substituído pelo IP do servidor VPN, permitindo que, por exemplo, uma pessoa no Brasil acesse conteúdos disponíveis apenas nos Estados Unidos.
A decisão de Moraes veio após a plataforma X não cumprir a ordem de nomear um representante legal no Brasil. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) foi incumbida de repassar a determinação às operadoras, que têm um prazo de 24 horas para efetuar o bloqueio.