Uma embarcação que extraía ilegalmente areia para construção civil foi apreendida em flagrante nesta quarta-feira, dia 19, durante fiscalização da Base Arpão na Costa do Jussara, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). O material avaliado em R$ 500 mil foi apreendido e um homem de 45 anos, responsável pelo minério, foi preso em flagrante.
A embarcação foi abordada por volta das 11h pelas equipes da Base Fluvial coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). As equipes policiais em conjunto com fiscais do Ibama vistoriaram o barco empurrador e uma balsa. Após consulta foi verificado que o homem não tinha licença ambiental. A apreensão resultou em uma multa de R$ 45 mil. O infrator foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da Base Arpão.
A Base Arpão atua de forma integrada com efetivos das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Força Nacional, Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de médicos, dentistas e enfermeiros.
A ação ocorre em conjunto com a Operação “Hórus”, um dos eixos do Programa Nacional de Segurança de Fronteiras e Divisas (Vigia), do Ministério da Justiça.
Além de denúncias ao 181, o disque denúncia da SSP, é possível repassar informações às equipes da base por meio do WhatsApp (092) 98435-6203.