Search
booked.net
Search
Close this search box.

Temperaturas despencam e pode nevar na região Sul do Brasil; sul do Amazonas tem previsão de friagem

Massa de ar polar provoca queda acentuada nas temperaturas e pode ocorrer neve e forte geada na Região Sul do país, diz Inpe. Foto: Inpe/Reprodução

Uma intensa massa de ar polar provoca queda acentuada nas temperaturas e pode ocorrer neve e forte geada na Região Sul do País, alerta o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Embora notícias de que poderia nevar no estado de São Paulo tenham inundado as redes sociais nos últimos dias, a previsão é de geadas no estado, e também no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“Previsão continua indicando uma intensa massa de ar polar com potencial para queda acentuada nas temperaturas. Condições favoráveis para ocorrência de neve e forte geada na Região Sul, geadas também no MS, MT e SP, além de friagem em RO, AC e sul do AM”, indica o centro do Inpe.

Geadas generalizadas podem acontecer já na madrugada de quinta-feira no sul e na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, acrescenta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Com a umidade remanescente e o frio intenso, há também possibilidade de queda de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, no Oeste, Sul, Meio-Oeste e Planalto Norte de Santa Catarina, bem como em áreas do Sul e Sudoeste do Paraná, entre o fim de tarde e noite de quinta, na sexta e no sábado”, alerta o Inmet.

A partir de sexta, o frio avança rapidamente sobre o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas, diz o Inmet, o que causará declínio de temperatura bastante acentuado nesses estados.

Neve em SP?

Na capital paulista e em parte do interior do estado de São Paulo, o dia mais frio será a sexta-feira, indica o serviço meteorológico MetSul. A temperatura cairá para menos de 10°C em algumas cidades do Sul paulista próximas do Paraná na tarde de sexta.

Os paulistas podem tirar os casacos do armário, mas não deve haver neve, embora não seja algo inédito em São Paulo. Segundo o MetSul, já nevou em Campos do Jordão, em 1892, 1897, 1928 e 1947.

Desta vez, porém, o ar polar não chegará ao estado com a mesma intensidade, e o ar mais gelado propício à neve, diz o serviço de meteorologia, ficará limitado ao Sul do Brasil.

Em São Paulo, o esperado seria de “chuva congelada”, considerando as temperaturas abaixo de 10°C, e mesmo assim “a probabilidade não é alta”, afirmam especialistas do MetSul.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.