*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Em coletiva de imprensa realizada no sábado (3), após a convenção partidária que oficializou sua candidatura à reeleição, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou que a continuidade da aliança com os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) depende de sua vitória em outubro. A declaração de Almeida foi interpretada como um recado de intimidação aos aliados do seu próprio grupo político.
Durante a coletiva, David Almeida destacou que sua candidatura a governador ou senador em 2026 está condicionada ao resultado das eleições municipais deste ano. “Eu serei candidato a governador ou senador [em 2026] em uma hipótese: Se eu não me reeleger prefeito de Manaus”, afirmou o prefeito ao ser questionado sobre as garantias oferecidas aos aliados durante as negociações que selaram o apoio do MDB e do PSD à sua coligação.
A mensagem foi vista como uma ameaça velada, especialmente porque os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga têm planos de se candidatar ao Governo do Amazonas e ao Senado, respectivamente, nas eleições gerais de 2026.
A declaração de Almeida lança incertezas sobre a solidez da aliança, ao mesmo tempo que coloca pressão sobre seus aliados para garantir sua reeleição.