Search
booked.net
Search
Close this search box.

Volta às aulas do ensino fundamental será na segunda-feira (24)

Faltando menos de uma semana para o retorno das aulas presenciais para alunos do Ensino Fundamental, as opiniões se divergem. Enquanto os professores temem o retorno, alguns pais encaram o retorno como a recuperação do ano letivo. Layane Amaro, conta que a filha teve dificuldades com a aula on-line.

“É muito difícil segurar a atenção de uma criança na frente de um celular para estudar, com mais outras dezenas falando ao mesmo tempo, e com distrações dentro de casa. Isso sem falar na internet que nem sempre ajuda”, disse Amaro.

Para o retorno das aulas, a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seduc) informou que mais de 50 estudantes dos cursos de Técnico em Enfermagem e Segurança do Trabalho participaram da formação oferecida pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em parceria com a Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS-AM), sobre os protocolos de segurança em saúde nas escolas. Os voluntários vão capacitar servidores não docentes das escolas de Ensino Fundamental, que retornarão suas atividades presenciais no próximo dia 24 de agosto.

Desta terça-feira, dia 18, até a quinta-feira, dia 20, os voluntários estarão nas escolas Raio de Sol, Leonila Marinho, Prof. Antenor Sarmento, Djalma Batista e nos Centros de Educação em Tempo Integral (Cetis) Áurea Pinheiro Braga, Elisa Bessa Freire e João dos Santos Braga dando formação aos servidores.

A coordenadora de formação do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), Carla Baraúna, explica que as orientações passadas nos cursos são necessárias para o cumprimento dos protocolos de segurança em saúde nas escolas do Ensino Fundamental.

“Eles vão dar esse apoio à Secretaria de Educação para reproduzir a formação de hoje nas escolas para os servidores não docentes, que são os merendeiros, auxiliares de serviços gerais, agentes de portaria, terceirizados e bibliotecários”, diz Baraúna.

Todos os voluntários estudam no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Eles vão receber certificados de 4 horas emitidos pelo Cepan.

Professores em greve

No último sábado, dia 15, a categoria dos Professores e Pedagogos de Manaus que atua nas escolas de Ensino Fundamental, em Assembleia Geral Extraordinária do AspromSindical, deflagrou greve, por tempo indeterminado, contra o retorno das aulas presenciais.
Segundo o AsmpromSindical, a categoria levou em consideração todas as denúncias que foram encaminhadas para o Sindicato sobre os casos de contaminação que já aconteceram nesta primeira semana de retorno dos alunos nas escolas de Ensino Médio, que foram dezenas.
A comunicação formal da deflagração da greve do Ensino Fundamental ao Governo foi feita nessa segunda-feira, dia 17, a partir desta data começa a contar o prazo de 72 horas para se fazer a instalação da greve.
Entre as denúncias do sindicato, da falta de medidas de segurança nas escolas estão a falta de tapetes sanitizantes, lixeiras inadequadas e falta de exame em massa nos alunos e professores.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.