Search
booked.net
Search
Close this search box.

Usuários de PrEP pelo SUS de 15 a 45 anos podem receber vacina contra HPV, Informa FVS-AM

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Pessoas de 15 a 45 anos que fazem uso do medicamento para a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem receber a vacina contra o HPV – papilomavírus humano. A informação consta na nota informativa nº 38/2024, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto, divulgado nesta sexta-feira (19/07) e disponível no site FVS.AM.

A medida segue a nota técnica nº 101/2024 do Ministério da Saúde e visa auxiliar na prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres causados pelo HPV.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a vacina contra o HPV é a principal arma de combate ao câncer do colo do útero e agora vai ser estendida para o público que faz uso do PrEP.

“Estamos ampliando o público que vai receber a imunização e essa é uma medida de extrema importância. Faço um apelo para que todas as pessoas, dentro do perfil estabelecido, se dirijam a um posto de saúde para receber a vacina”, ratificou Nayara.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a imunização deve começar assim que os municípios estiverem preparados para realizar a aplicação.

“Cada secretaria municipal de saúde tem autonomia para desenvolver a melhor estratégia para alcançar este novo público. É importante salientar que todos os municípios já dispõem do imunizante em sua rotina de vacinação”, ressalta Tatyana.

De acordo com Alexsandro Melo, responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, atualmente há 1.582 pessoas no Amazonas utilizando a PrEP.

“A PrEP é uma excelente estratégia de prevenção para pessoas a partir de 15 anos, que é feita através de um comprimido diário ou sob demanda, porém, ela só protege contra o HIV. Quando se tem a oportunidade de somar prevenções a outros agravos, este é o cenário ideal, especialmente em uma população sexualmente ativa”, avalia Melo. 

Quem pode se vacinar contra o HPV

O Ministério da Saúde desde maio adotou o esquema de dose única para crianças e adolescentes imunocompetentes como medida para intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações causadas pelo HPV.

Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos;

Pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV e AIDS, pacientes oncológicos, pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR) e transplantados, que necessitam de três doses;

Pessoas imunocompetentes de 15 a 45 anos que foram vítimas de violência sexual, também com esquema de três doses;

Pessoas que fazem uso do medicamento para a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), de 15 a 45 anos, desde que apresente receita de PrEP com data dos últimos 4 meses. A receita de PrEP poderá ser prescrita por enfermeiros, farmacêuticos ou médicos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.