*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realiza a castração solidária de cães e gatos nas comunidades da Sharp e Manaus 2000, zonas Leste e Sul de Manaus, respectivamente.
As cirurgias na Sharp ocorrerão de quarta-feira (10) a sexta-feira (12), enquanto na Manaus 2000 serão realizadas na semana seguinte.
A ação faz parte da campanha contra o abandono e os maus-tratos aos animais, promovida pela UGPE com o apoio da Sema, da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CPAMA), e da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA).
Durante o mês de junho, foram realizadas palestras e atividades de sensibilização na Escola Manuel Rodrigues de Souza e nas comunidades da Sharp e Manaus 2000. Agora, em julho, a campanha entra na fase de castração dos animais dessas comunidades.
O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou que, durante a fase de Estudos de Impactos Ambientais e Sociais (EIAS) para a implantação do Prosamin+, foi constatado um grande número de animais domésticos na área da Comunidade da Sharp.
“As experiências adquiridas na execução do programa em outras fases demonstraram que, durante o reassentamento, muitas famílias abandonavam seus animais domésticos. Por isso, o setor ambiental e social da UGPE realizou uma ação de sensibilização para evitar essa situação”, afirmou Campêlo.